Sopa De Ervilha

Sopa De Ervilha

Ingredientes para 8 porções

Para a sopa:

1 cenoura grande
2 cebolas
2 colheres de sopa de manteiga (30g)
2 dentes grandes de alho
2 litros de caldo de carne ou bacon
100g de bacon
700g de ervilha verde seca (não é a enlatada, é a seca, como se fosse lentilha)
folhas verdes de 1 alho poró (guarde 3 folhas verdes para o bouquet garni)

Para o bouquet garni:

1 folha de louro
1 talo de aipo (só usa o talo, as folhas não)
3 folhas verdes de alho poró
3 ramos de tomilho
3 talos de salsinha (só usa o talo, reserve as folhas para o acabamento)

Para o acabamento:

1/3 de um pacote de pão de forma (160g)
3 ou 4 colheres de sopa de manteiga (45g ou 60g)
100 ml de creme de leite sem soro
óleo de fritura
sal e pimenta a gosto
salsinha

Modo De Preparo

Para o bouquet garni

Enrole todos os ingredientes e use as folhas verdes de alho poró para “embalá-los”. Amarre firme com barbante (pelo menos 3 laços para que o bouquet não desmonte). Se não quiser amarrá-los, jogue os ingredientes soltos no molho e “pesque-os” antes de bater a sopa.

Para a sopa

Lave a ervilha e escorra totalmente a água. Coloque a ervilha numa panela com água fria e leve ao fogo (1 ou 2 dedos de água acima das ervilhas). Quando ferver, retire a panela do fogo e escorra a ervilha numa peneira. Se ela tiver formado uma espuma, lave-a e escorra. Esse procedimento é feito para retirar as impurezas da ervilha. Se você não quiser fazê-lo, acrescente a ervilha juntamente com a cenoura e os outros legumes, conforme descrição a seguir.

Retire a pele do bacon, se necessário, e corte-o em fatias finas. Coloque 1 colher e meia de sopa de manteiga numa panela e quando ela estiver com textura de mousse, adicione o bacon. Deixe o bacon “suar” por no máximo 2 minutos, misturando (se você quiser caramelizar o bacon, a sopa ficará mais saborosa, porém de cor um pouco turva, menos verde que a da foto). Escorra-o e guarde-o no mesmo recipiente da ervilha.

Corte a cenoura, as cebolas e o verde do alho poró (partes verde e branca) em pedaços de aproximadamente 1cm. Não se esqueça de reservar 3 folhas verdes inteiras do alho poró para fazer o bouquet garni. Coloque a cenoura, as cebolas e o alho poró na mesma panela que foi usada para o bacon e acrescente ½ colher de sopa de manteiga logo em seguida. Misture por 2 minutos e acrescente o caldo de carne ou bacon, o bouquet garni, o alho, a ervilha e o bacon. Misture. Assim que estiver fervendo, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos a 1 hora. É normal que durante o cozimento uma espuma se forme sobre a sopa, retire-a frequentemente e reponha o caldo de carne caso ele evapore e reduza muito o volume da sopa na panela. Para saber a hora certa de tirar a panela do fogo, prove e se a ervilha estiver quase com a textura de um purê, está bom.

Retire o bouquet garni e bata a sopa no liquidificador ou mixer (pelo menos 5 minutos). Se ela tiver ficado grossa, acerte a consistência adicionando um pouco de caldo de carne quente. Passe ela num coador ou peneira, acrescente o creme de leite morno, manteiga, sal, pimenta a gosto e misture bem.

Se quiser uma receita sem glúten, não faça o crouton. Caso queira fazê-lo, retire as cascas do pão de forma e corte-o em cubinhos de 1cm. Coloque bastante óleo numa frigideira (quase 1cm de altura) e quando ele estiver bem quente, jogue os cubinhos de pão e mexa a frigideira insistentemente para que todos os cubinhos fiquem da mesma cor. Retire do fogo quando eles estiverem dourados. Escorra o óleo e coloque os croutons sobre papel toalha.

Decore a sopa de ervilha com croutons e salsinha e arrase!

VOCÊ TAMBÉM GOSTARIA DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário