Bobó De Camarão Fácil

Bobó De Camarão Fácil

Ingredientes para 6-8 porções

1 cebola picadinha
1 kg de camarão médio limpo, sem casca*
1 vidro de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite de dendê
3 colheres de sopa de manteiga (de preferência de garrafa)
4 dentes de alho
4 tomates picadinhos, sem sementes (e sem casca, se quiser ser perfeccionista) OU 1 xícara de tomate pelado enlatado, escorrido
400g de mandioca sem casca (de 3 a 4 mandiocas médias)
½ pimenta dedo de moça picadinha, sem sementes e/ou ½ pimenta de cheiro picadinha, sem sementes
cebolinha picadinha (cerca de 3 colheres de sopa)
coentro picadinho (cerca de 3 colheres de sopa)
sal e pimenta do reino a gosto

Modo De Preparo

*Se quiser, para a decoração do prato, compre alguns camarões grandes para colocar por cima. Com ou sem casca, é só refogá-los até dourar por cerca de 1 minuto de cada lado na panela bem quente com manteiga e azeite de dendê. Retire os camarões e comece a fazer o bobó conforme explicado a seguir.

Tempere os camarões com sal e pimenta do reino e reserve.

Corte as mandiocas em duas partes e cozinhe-as com água cobrindo 2 dedos acima da sua altura em uma panela de pressão. Conte 20 minutos depois que começar a pressão. Verifique se elas estão cozidas. Se precisar, cozinhe por mais alguns minutos na panela tampada, mas sem a pressão (5 a 10 minutos devem ser suficientes).

Enquanto a mandioca cozinha, coloque os tomates com uma pitada de sal em uma panela e leve ao fogo médio por 7 a 10 minutos ou até que eles estejam bem sequinhos. Bata no processador ou liqüidificador ou simplesmente amasse com um garfo caso o seu tomate esteja sem sementes e sem pele. Reserve.

Quando a mandioca estiver cozida, escorra-a, mas guarde o líquido do cozimento (ele pode ser necessário para ralear o bobó, na panela). Retire o fio grosso que tem no meio de algumas mandiocas. Bata a mandioca no processador ou liquidificador com leite de coco e sal.

Em uma panela grande, em fogo médio-alto, esquente o azeite e a manteiga. Quando estiver bem quente, adicione cebola e sal e refogue até começar a dourar, cerca de 5 minutos. Aumente para fogo máximo, acrescente o alho e depois de 1 minuto, adicione o camarão. Refogue por 1 minuto, mexendo de vez em quando. Abaixe para fogo médio, acrescente o tomate e o creme de mandioca. Adicione pimenta dedo de moça e/ou pimenta de cheiro. Cozinhe por cerca de 7 minutos e, no final, acerte o sal, coloque pimenta do reino, coentro e cebolinha. Misture e… está pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário